top of page

Hospital verde para curar

August 01, 2017

Hospital verde em Tókio: o hospital para curar

Tradicionalmente, os hospitais são ambientes totalmente fechados voltados para a internalização dos espaços e dos pacientes. Atualmente percebe-se que esse tipo de organização arquitetônica pode acarretar no surgimento e ou agravamento de doenças mentais e corporais, já que um ambiente totalmente fechado acarreta não apenas em depressões emocionais como também facilita na transmissão e proliferação de vírus e bactérias. Partindo desse princípio, o escritório Kengo Kuma & Associates fez uma proposta para um hosppital verde (aberto à natureza) em Tókio, na cidade de Setagaya.

Castelo da Índia

August 01, 2017

Construído no século 17 e ornamentado com diversos materiais como: mármore branco, pedras preciosas, fitas de ouro e outros, esse palácio é um dos mais famosos do mundo e é conhecido por ser uma homenagem ao amor. O local é aberto para visitas durante a semana, exceto nas sextas-feiras, quando fecha para orações. Informações da "Exame".

Clássico da arquitetura: Pavilhão Ciccillo Matarazzo / Oscar Niemeyer

August 01, 2017

Clássicos da arquitetura-Pavilhão Ciccillo Matarazzo por Oscar Niemeyer

Projetado po Oscar Niemeyer, o antigo Palácio das Indústrias, também conhecido de Palácio da Bienal, faz parte do conjunto original do Parque do Ibirapuera em São Paulo. O museu possui grandes espaços internos que se harmonizam com os mezaninos curvilíneos que se estendem no interior dos salões. Informações do "Archdaily".

Foto: flickr Pedro Kok

Palácio da Inglaterra: Palácio de Buckingham

August 01, 2017

Com mais de 775 cômodos, o Palácio de Buckinghma é uma das maiores moradias do mundo. Antiga morada do Duque Buckingham, a residência foi convertida para palácio em 1820 pelo arquiteto John Nash, a mando do rei George IV. O palácio continua como moradia oficial da família real da Inglaterra e está aberta para visitas guiadas. Informações de "Mapa de Londres".

Veja o  estudo arquitetônico em PDF.
 

COMPERJ-Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro

July 30, 2017

Centro de informação COMPERJ-Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro

Projetado pelo escritório "Suzuki arquitura", o complexo começou sua construção em 2008 e é constituído essencialmente por concreto, vidro e aço. Além disso, a natureza ao entorno e nos terraços, juntamente com o partido arquitetônico, proporcionam não apenas a harmonia ambiental como também uma grande comodidade dos que por lá trabalham e transitam.

Pinacoteca/Por Paulo Mendes da Rocha

July 30, 2017

Pinacotéca de São Paulo:

Projetada pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Weliton Ricoy Torres e Eduardo Colonelli o museu foi construído na última década do  século dezenove. Com o passar do tempo o projeto passou por várias modificações construtivas. Porém, mesmo em meio às mudanças o edifício continua com a sua originalidade arquitetônica em destaque e hoje o museu possui um grande acervo de obras de arte que são mundialmente conhecidas.

 

Fotografia: Nelson Kon  

Indústria da Danone

July 30, 2017

Edifíio da Danone: um esclarecimento de como realizar um projeto arquitetônico industrial

Situado em Poços de Caldas (MG), o edifício foi projetado para atender todas as necessidades da indústria e dos funcionários de forma a evitar ao máximo o uso de ar condicionado, com exceção da área central, onde ficam os produtos alimentícios. Além disso, vale ressaltar que os arquitetos propuseram uma construção econômica e eficiente em termos térmicos e energéticos.

Arquitetos: LoebCapote

Fotografia: Leonardo Finotti

Capela Ecumênica

July 30, 2017

Capela Ecumênica: Botucatu, São Paulo

Projetada por Heloisa Losi Arquitetura e Decoração, essa capela apresenta grandes vãos em arcos que, através dos entrelaçamentos entre os vidros termo acústicos, a construção se harmoniza perfeitamente com o ambiente circundante.

Informações fornecidas por “Galeria da Arquitetura”

Fotos: Alain Brugier

Sydney Opera House: clássico da arquitetura

July 30, 2017

Ópera de Sydney, um dos clássicos da arquitetura:

 

Hoje, tombado como patrimônio pela UNESCO, o Sydney Opera House é um dos edifícios mais famosos do mundo. Projetado pelo arquiteto Jørn Utzon, a edificação passou por três etapas construtivas: a fundação e construção do embasamento com a vista para o porto de Sydney, a construção das cascas externas e internas, feitas de um sistema nervurado de cascas de concreto pré-moldado. E mesmo após todas as alterações realizadas ao longo do tempo, esse clássico arquitetônico é hoje um dos símbolos da tecnologia na construção. Informações do "Archdaily".

Arquiteto: Jørn Utzon​

Fotos: Jozef Vissel

Zara Hadid: Ópera de Guangzhou

July 30, 2017

Casa de Ópera Guangzhou, por Zara Hadid Architects:

Localizada em Guangzhou, na República Popular da China, a casa de ópera possui estilo futurista que, além de fazer referência a pedras que se aplainam num fluxo de água, a mesma também é altamente admirável pelos que ali transitam. O motivo é que além de se harmonizar com o meio, a casa se tornou o centro de desenvolvimento da cultura na região. Informações fornecidas pelo "Archdaily".

1 / 2

Please reload

bottom of page